segunda-feira, 28 de maio de 2012

REINO X RELIGIÃO (Parte 4)

Há uma Igreja de deserto e há uma Igreja de Terra Prometida, uma se preocupa em comer o maná e a outra em derrubar gigantes. A religião faz com que você fique dando voltas! Talvez você esteja se perguntando: “O que isso tudo tem haver com Atos 7?” Relaxa que isso foi só a introdução (rsrs)! Entrei nesse assunto porque a religião resiste ao Espírito Santo e quando se resiste ao Espírito Santo, ficamos dando voltas até que venha alguém com a Palavra de Vida, e a Terra que estava sem forma e vazia passa a ter sentido (propósito)! Infelizmente a religião fez com que o Espírito Santo ficasse com o povo de Israel dando voltas no deserto. E não venha me dizer que o Espírito Santo não faria isso, porque Ele faz sim. Existe uma diferença muito grande em estar com alguém e ser governado por esse alguém. O Espírito Santo estava com o povo de Israel fazendo sinais e maravilhas, tentando despertar aquele povo, mas eles não se permitiam ser guiados pelo Espírito Santo. Todo crente tem o Espírito Santo. Entendendo isso, você deve se perguntar o seguinte: “Será que eu tenho o Espírito Santo comigo ou eu, além disso, sou governado por Ele?”. Ele sempre vai estar com você, mas Ele será um acompanhante ou um diretor? Quando Ele não te governa, você fica dando voltas. Durante 40 anos o Espírito Santo não pode dirigir o povo de Israel. Eles viviam murmurando querendo mais e mais que as suas necessidades fossem supridas. Eles eram como essa igreja corrupta que se baseia em necessidades de hoje em dia. Porém chegou o tempo de cruzar o Rio Jordão. Nesse exato momento eles tiveram que depender de Deus, pois o Rio Jordão não abriria passagem se Deus não fizesse um milagre. O Rio Jordão representa o governo do Espírito Santo. Então entram na Terra Prometida dois jovens que já estavam velhos, Josué e Calebe. Qual foi a primeira cidade que Josué teve que tomar? Jericó! Então depois de 40 anos dando voltas, o que o Espírito Santo os pediu? Deem voltas (rsrs)! Deixa-me explicar algo. A religião tem muitas coisas parecidas com o Reino, porém a sua essência é totalmente diferente. 40 anos dando voltas no deserto, recebendo para suas necessidades, não é o mesmo que 7 dias dando voltas para tomar posse da Terra Prometida, acabar com gigantes e derrubar as muralhas de Jericó. Muitas coisas que a religião faz são parecidas com o Reino. Os religiosos oram publicamente, mas os do Reino oram particularmente. Por quê? Porque Deus ama a verdade do íntimo. A questão não é ir a um quarto secreto, mas ir ao secreto do seu coração! Jamais alguém que ama a verdade do íntimo vai ser orgulhoso, por isso que dos pobres de espírito será o Reino dos Céus (Mateus 5.3). O pobre é aquele que não tem nada, que reconhece que não tem nada dentro de si de valioso. O pobre de espírito sabe que o que tem de valor dentro dele é o Reino, então ele recorre sempre a esse Reino. Eu creio que existam muitas pessoas presas na religião, mas que são amantes da verdade do íntimo, então será uma questão de tempo para elas virem para o Reino. Tudo começa ali dentro delas. A diferença entre uns religiosos e outros é essa. Somente os religiosos que amam a verdade do íntimo conseguirão ser livres do sistema religioso que os aprisionam. Eles estão com a mente obscurecida, até que um dia chegará alguém cheio de revelação e sabedoria que irá despertá-los para uma vida dentro do Reino de Deus e fora da religião. Porém, infelizmente existem pessoas que não amam essa verdade do íntimo. E quem são elas? São as pessoas que não querem abrir mão dos falsos conceitos. Elas são orgulhosas, tem seus corações como se fosse de pedra e não aceitam mudanças. Brothers, não se trata de hábitos, não se trata do que fazemos, até porque a religião e o Reino fazem coisas parecidas. Não se trata se eu estou gritando ou estou quietinho no meu canto. Trata-se do que somos por dentro! Quando estou mal, estou mal; quando estou sendo tentado, estou tentado; quando estou passando por crises, eu estou em crise. Não quero ser falso, mostrar aparência, ser um homem honesto somente diante dos homens, não quero construir um grande império que o meu caráter não possa suportar. Isso é a verdade do íntimo. Isso é o que Jesus marcou no capítulo 6 de Mateus: Orações, ofertas e jejuns no íntimo. Não se trata de lugares, se trata de dentro de você. Não perca a próxima postagem, continuaremos daqui... 

 Reinando em Vida, 
Rodrigo Menezes

Nenhum comentário: